quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O parasita discreto

Trypanosoma cruzi põe as células para funcionar a seu favor

CARLOS FIORAVANTI | Edição 188 - Outubro de 2011
© RENATO MORTARA/ UNIFESP
T. cruzi sobre uma célula: estratégias desvendadas
Um grupo de pesquisadores brasileiros trabalhou em conjunto em 2010 na Universidade de Maryland, Estados Unidos, para concluir um trabalho que detalhou os artifícios que o protozoário Trypanosoma cruzi adota para invadir e ocupar as células humanas, primeiro passo para começar a infecção que caracteriza a doença de Chagas, ainda relativamente comum em alguns países das Américas. As conclusões a que chegaram indicam que o Trypanosoma cruzi coloca os mecanismos de reparo celular para funcionar a seu favor e ajudam a explicar a afinidade do parasita pelas células musculares, causando a expansão do coração, uma das características da fase crônica da doença. A mortalidade causada por essa enfermidade tem se reduzido nos últimos anos, mas estima-se que de 3 a 5 milhões de pessoas ainda tenham a forma crônica do também chamado mal de Chagas.
O médico Carlos Chagas já tinha visto em 1909, por meio de um microscópio de seu laboratório no Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, o T. cruzi em células e no sangue de pessoas infectadas. Na década de 1940, Herta Meyer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez um filme que mostra o parasita ocupando as células e se reproduzindo ali dentro (o filme encontra-se na página da Sociedade Brasileira de Protozoologia – depois, clique em interage e multimídia). Essa foi uma parte do trabalho desses pioneiros sobre a identificação do agente causador, do inseto transmissor e dos sintomas característicos da doença, mas as limitações de seus equipamentos não lhes permitiram ir muito além (ver Pesquisa Fapesp nº 163, setembro de 2009). Em Maryland havia não só equipamentos, mas também especialistas com interesses convergentes.
A bióloga Maria Cecília Fernandes, que fez o doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já estava lá há quase dois anos estudando os mecanismos pelos quais oT. cruzi invade as células humanas. Ela trabalhava no laboratório de biologia celular, coordenado por Norma Andrews. Norma investiga a interação entre o T. cruzi e as células hospedeiras desde os anos 1980, quando fez o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) com o médico e bioquímico Walter Colli, um dos maiores especialistas em doença de Chagas no Brasil. Uma de suas linhas de trabalho é justamente os mecanismos de reparo de membrana celular. Em abril de 2010, Renato Mortara, professor da Unifesp que estuda o comportamento do T. cruzi desde os anos 1980, se uniu ao grupo em Maryland.
Joice Huller de Oliveira

2 comentários:

  1. Apesar de hoje em dia não seja muito comum em nossa região essa doença, existem pessoas que sofrem desse mal, e é muito importante realizar pesquisas nesta área para termos uma cura definitiva. É importante e com orgulho ressaltar que esta pesquisa é feita em nosso país.
    Felipe Biscaia

    ResponderExcluir
  2. O Trypanosoma cruzi tem como hospedeiro intermediário insetos da ordem hemíptera, que são hematófogos (se alimentam de sangue), mas precisamente os pertencentes à família reduviidae. Segue abaixo um link com a imagem de um hemíptero:

    http://farm4.staticflickr.com/3574/3344406100_73fa5bec4f_b.jpg

    Comentário: Bruno Kubis

    ResponderExcluir