quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Estrutura do DNA

    

A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais gruposfosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são:adenina, citosina, guanina e timina.
A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas.


Aluna: Ana Flávia Monteiro

3 comentários:

  1. O DNA foi descoberto por Johann Friedrich Miescher, no ano de 1869. O DNA é necessário para o início da vida. As principais tarefas realizadas pelo ácido desoxirribonucléico (DNA) é a transferência de informação hereditária de uma geração para a próxima produção e controle de proteínas.

    DNA também desempenha um papel importante na determinação da estrutura e funcionalidade das células. DNA é conhecido por armazenar informações codificadas na forma de moléculas biológicas. A quantidade de dados armazenados no DNA é muito grande.

    O uso de DNA estão sendo feitos para modificar geneticamente variedades de culturas importantes. A modificação genética das plantas pode ser realizada para torná-los suficientemente forte para combater doenças, aumentar a produtividade das culturas e para muitos fins.

    Não só as plantas, mas raças animais também foram melhoradas com a ajuda de técnicas de engenharia genética.

    Fonte: http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/a-importancia-do-dna.html

    Caroline Machado de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. A timina é uma base nitrogenada que compõem o nucleotídeo, a principal estrutura que forma o ácido desoxirribonucleico, mais conhecida como ADN ou DNA.
    A estrutura da timina é formada por substâncias químicas que formam uma molécula em um único anel.Este tipo de composição é chamada de pirimidina.
    A timina é a única que existe apenas no DNA.As outras(guanina, citosina e adenina) também fazem parte do ácido ribonucléico (RNA).Nela a timima é substituida pela uracila.
    Marcela Fabiane Kozeczen

    ResponderExcluir
  3. No DNA, aparece a timina, enquanto no RNA, temos a uracila. A diferença entre essas bases se deve à presença do grupo metila na timina, que não ocorre na uracila. A timina é a única molécula que só se encontra no DNA e é a principal estrutura que compõe esse ácido nucléico. A uracila, que substitui a timina no RNA, é uma base simples e, assim como a outra, estabelece apenas duas ligações de hidrogênio com a adenina (A), purina complementar.

    http://www.infoescola.com/bioquimica/pirimidinas/

    Danielly Xavier

    ResponderExcluir