segunda-feira, 5 de novembro de 2012


BIOMUSICAS
Sabemos que memorizar tantas informações é muito difícil. Então como quem canta, seus males espanta, ou melhor, quem canta não esquece, vamos unir o útil ao agradável. Que tal cantar e aprender ao mesmo tempo? Achamos umas paródias relacionadas aos temas de Biologia Celular.

Mitocôndrias
Ritmo : (Olha a onda)
  Vou te falar, Aqui tem organela que emoção 
Se liga na função do ribossomo 
Síntese protéica acontece de montão. 
Ôôô Movimentar, cílios e flagelos é que vão 
Vão do centríolo se formarem é que se espera
E esse organoide atua na reprodução. 
Olha, olha o mitocôndrias (2x)
Vai devagar o alimento, pra energia hostilizar (2x) 
Armazenou um montinho Secretou só um pouquinho 
É um pouco achatadinho 
É o complexo de golgi que agora vai atuar (2x)
Organela pra cá Organela pra lá 
Lisossomo já vai a digestão realizar (2x) 
O cloroplasto atuou e o alimento formou 
A luz ele encontrou e a síntese realizou 
Por que autótrofo eu sou, com cloroplasto sim senhor 
Toda bebida peroxissomo é que já vai degradar
Reticulo liso nessa função vai ajudar (2x) 
Olha, olha o mitocôndrias (4x)



Mitose da Paixão
Nosso amor é como a mitose é dividida em varias fases
E a mitose é como o meu coração que agora tá em divisão
G1, a interfase, foi como quando eu te conheci
É o tempo de se preparar e o “S” duplicar o DNA
G2 agora sim chegou ao fim, a introdução
Vai começar a divisão
A prófase e como tudo começou nosso primeiro beijo, o nosso amor
Os cromossomos se condensarão a carioteca se desfez de tanta emoção
Os nucléolos vão desaparecer como minha tinha timidez ao te conhecer
Agora ninguém vai esquecer
O nosso amor é como a mitose, é dividida em varias fases
E a mitose é como o meu coração, que agora esta em divisão
Metáfase, os cromossomos estão condensados
E eu aqui, eu aqui apaixonado
No equador do citoplasma tá tudo junto e alinhado
Então não me deixe abandonado
Anáfase, os microtúbulos vão se encurtar parece que não vão deixar mais eu te amar
As cromátides vão se separar
Será que o nosso amor vai acabar?
Telófase, o cromossomo já descondensou e ta na hora
Tá na hora de buscar um novo amor
A carioteca e o núcleo vão voltar e o cromossomo a produzir o RNA
Meu coração já vai sarar
[O nosso amor é como a mitose é dividida em varias fases
E a mitose é como o meu coração que agora ta em divisão] 2x

FONTE: < http://www.youtube.com/watch?v=4bpYuwiy3W0 > acesso em 5.11.2012.

Autores: Bruno Kubis, Danielly Xavier, Marcela Kozeczen.

2 comentários:

  1. Essa é uma maneira interessante e divertida de se estudar, pois mesmo não contendo todos os detalhes, permite lembrar dos pontos essenciais e fica bem mais fácil de memorizar, assim como quando uma música "gruda" na cabeça.

    Lucia Satomi Hirooka

    ResponderExcluir