quarta-feira, 7 de março de 2012




 
“Nem ovo nem galinha”

Uma questão demasiadamente intrigante que norteia a vida dos seres humanos vem sendo debatida por cientistas e pesquisadores do mundo todo: a origem da vida.
A curiosidade sobre nossa origem e origem de primeiros organismos fez com que os homens criassem diversas teorias sobre o tema, como Aristóteles, Santo Agostinho, René Descartes que pela influencia na época colaboraram com o a concretização de uma primeira teoria chamada Abiogênese ou geração espontânea. Como o próprio nome diz, a vida brotaria a partir da matéria orgânica. Havia até mesmo uma receita para fabricar ratos.
Após experimentos e questionamentos de outros cientistas, Pasteur finalmente conseguiu provar que Abiogênese era uma verdadeira “furada”.





Enquanto o meio científico procurava saber como o primeiro ser vivo surgiu na Terra,o cientísta soviético Aleksander Ivanovitch Oparin preocupava-se em saber como surgiu a matéria orgânica necessária para formação da vida.
Segundo Oparin , a atmosfera da Terra primordial e ainda em formação era composta de amônia,metano,hidrogênio e água vaporizada.A radiação ultravioleta era extremamente forte em virtude da não existência de camada de ozônio (pela ausência de oxigênio).
A medida que a atmosfera se agitava pelo calor da superfície,radiações ionizantes,tempestades e erupções vulcânicas causadas pelo rápido movimento de rotação terrestre,os compostos reagiram entre si formando diversos compostos químicos orgânicos.

No ambiente terrestre ainda ocorria descargas e erupções provocando a supersaturação e consequentemente a condensaçãodo vapor de água na forma de chuva.

Essa chuva se tornou um ciclo devido as altas temperaturas, resfriando a Terra com o passar do tempo.Enquanto isso, os compostos orgânicos anteriormente formados  eram carregados pelo vapor de água  recaindo na terra em forma de chuva e  formando cada vez mais tipos orgânicos como proteínas,aldeídos e gorduras,assim os primeiros mares eram verdadeiras “sopas” de materiais orgânicos.

Segundo a hipótese,amontoados protéicos deram origem ao coacervados.Esses amontoados eram englobados por camadas de água enquanto as gorduras englobavam a estrutura toda.Um projeto muito semelhante de células heterótrofas,visando que não era uma estrutura complexa para realização da fotossíntese.

Em 1953,Stanley Miller desenvolveu um aparelho no qual simulava todas as  condições de terra primitiva proposta por Oparin e surpreendeu a comunidade científica ao revelar que tinha conseguido produzir alguns tipos de aminoácidos,que em ligações formariam as primeiras proteínas que compões os seres vivos.
Mesmo com o sucesso do resultado, o experimento da chamada “sopa primordial” gera controvérsias depois que geólogos mostraram ser improvável a Terra ter abrigado aquela atmosfera exótica.
O desafio agora é tentar achar alguma pista sobre a origem da estrutura bioquímica dos seres vivos. O problema é que as duas peças-chave da vida de hoje em dia - o DNA e as proteínas - provavelmente não estavam presentes nos seres vivos que surgiram há cerca de 4 bilhões de anos.
Os estudos indicam que para poder se reproduzir e deixar "descendentes", o DNA precisa de uma proteína, chamada polimerase. Se perguntarmos quem surgiu primeiro, caímos num paradoxo do tipo ovo-galinha: um depende do outro.
A principal solução que cientistas propõem para explicar a origem do sistema interdependente de DNA e proteínas está em uma outra molécula, o RNA que é hoje uma espécie de intermediário entre o DNA e a síntese de proteínas.
O bioquímico Leslie Orgel, do Instituto Salk, na Califórnia, realizou um experimento baseado na idéia de que o RNA se auto-replicasse e ao mesmo tempo fosse capaz de guardar informação genética pára “fabricar” um ser vivo - tudo isso sem precisar do DNA e da polimerase. Orgel previa a existência de um mundo de micróbios de RNA, que só foram desbancados pela seleção natural após surgir o primeiro ser vivo com DNA, molécula muito mais eficaz na tarefa de guardar informação genética e impulsionar a evolução.
Para Orgel, cedo ou tarde a ciência será capaz de descartar teorias e ficar com apenas umas poucas. "Não sei quanto pode demorar, mas deve ser algo entre 5 e 50 anos."


Referências 
Revista:Galileu Edição187-Fevereiro-07
Site: www.sobiologia.com.br


Postagem: Brenda Olinek

11 comentários:

  1. Há duas correntes teóricas a respeito da origem da vida: 1) "Metabolismo primitivo", onde moléculas se organizaram estabelecendo as primeiras vias metabólicas, com capacidade de crescimento e divisão, mas sem a presença de uma molécula auto-replicante; ou 2) "Mundo do RNA", onde uma molécula com capacidade auto-replicante (o RNA) foi propulsora da origem da vida.
    O Texto coloca a idéia do "Mundo do RNA" como a primeira molécula da vida. Que evidências sustentam essa idéia? E que evidências sustentam a idéia do "Metabolismo primordial"

    ResponderExcluir
  2. Solicito comentários a respeito desse artigo.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar de citar a teoria criacionista (origem a patir de Deus) e a panspermia (vida proveniente de outro planeta ou do espaço) como teorias da origem da vida, a primeira pelo fato de não poder ser provada nem derrubada por ser impossível realizar testes sobre a mesma. Já a segunda porque alguns cientistas observaram a presença de microfosséis em meteoritos que cairam na Terra.

    Matheus Azambuja

    ResponderExcluir
  4. O experimento mostrado na figura se refere ao experimento de Francesco Redi, e os resultados desse experimento desbancaram a ideia da geração espontânea apenas para organismos grandes e complexos, mas as pessoas ainda continuaram acreditando que organismos microscópios como bactérias poderiam originar-se dessa forma. Além disso, alegaram que o tapamento das jarras impediu a entrado do “principio ativo”, que seria o ingrediente essencial pra dar origem à vida.
    Louis Pasteur, no seu experimento, adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado, em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a ele um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo), porém permitindo que o caldo tivesse contato com o ar. Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril.
    Isso foi possível graças a dois fatores: o empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo e à adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso. Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.
    Esses resultados finalmente refutaram com a teoria da geração espontânea, tanto no mundo microscópico quanto no mundo macroscópico.

    Natalia Margarido Kinap

    ResponderExcluir
  5. A teoria criacionista que você cita seria aquela que propõe a criação divina de "algo" que evolui e levou ao surgimento de todos os seres vivos? Ou é o criacionismo fixista, que propõe que tudo foi criado por Deus?

    Há bastante idéias interessantes a respeito da Origem da Vida na terra, que vocês poderão trazer para a discussão.

    ResponderExcluir
  6. A grande dúvida que ainda assombra os pesquisadores é em relação ao surgimento do primeiro organismo, já proposta e testada por Miller e Urey e outros pesquisadore, e aceita por muitos. A teoria criacionista que citei no comentário anterior seria a da criação do primeiro organismo, primitivo e que evoluiria para os demais seres, já que vários estudos demonstram a relação evolutiva encontrada entre os organismos, como a presença de órgãos análogos e homólogos. O que comprova a inexistência da teoria criacionista fixista, a qual propõe que todos os animais teriam surgidos prontos sobre a Terra.
    A teoria criacionista do primeiro organismo primitivo ainda é aceita pelo fato de não haverem meios científicos que comprovem a existência ou não de um Deus ou ser divino capaz de criar "algo".

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Exceletente consideração, Matheus!
    Entretanto, não está claro no texto o que Miller e Urey, e outros pesquisadores, propuseram e avaliaram em relação ao surgimento do primeiro ser vivo?

    ResponderExcluir
  8. Aguardo resposta para a questão acima.

    ResponderExcluir
  9. O experimento de Miller e Urey, baseado no experimento de Oparin, descrito no post, consistia em recriar a atmosfera primitiva do planeta Terra, com os elementos químicos que lá se encontravam (metano, amônia e hidrogênio) juntamente com a ação da chuva, evaporação da água e as descargas elétricas, em um ambiente completamente vedado para que não houvesse contaminação do meio. Após uma semana, em um ciclo de evaporação e condensação destas substâncias, encontraram-se alguns aminoácidos na água.
    Seguindo a mesma linha, o bioquímico estadunidense Sidney Fox aqueceu uma mistura seca de aminoácidos e constatou a presença de moléculas de natureza proteica, constituídas por alguns poucos aminoácidos. O experimento evidenciou que estes poderiam ter se unido através de ligações peptídicas, numa síntese por desidratação.
    Melvin Calvin, outro cientista norte-americano, realizou experiências, bombardeando os gases primitivos com radiações altamente energéticas e obteve compostos orgânicos do tipo carboidrato. Como não havia se formando a camada de ozônio na atmosfera, as radiações solares eram muito fortes e poderiam ter interferido para a combinação dos elementos químicos.
    Estas experiências demonstraram a possibilidade da formação de compostos orgânicos antes do surgimento da vida na Terra, e estes compostos orgânicos seriam vitais para o surgimento do primeiro organismo.

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir
  10. Ok, Matheus. Aguardo comentários dos demais alunos.

    ResponderExcluir
  11. Apresentem as hipóteses sobre origem da vida: as moléculas importantes e locais onde elas atuaram.

    ResponderExcluir