domingo, 25 de março de 2012


A Doença de Alzheimer

      Os pesquisadores estão tentando descobrir uma maneira de se diagnosticar essa doença que degenera o cérebro e atinge aproximadamente 3% da população com idade entre 65 e 74 anos.

      O Alzheimer tem como característica o desligamento progressivo e irreversível de funções cerebrais como as de memória, de raciocínio,do pensamento entre outros essenciais para uma pessoa.O desligamento ocorre pela morte dos neurônios(células que constituem o cérebro).

Principais Sintomas:

·         Perda gradual da memória

·         Declínio no desempenho de tarefas cotidianas

·         Diminuição do senso crítico

·         Desorientação de tempo e espaço

·         Mudança na personalidade

·         Dificuldade no aprendizado e na comunicação

      O diagnóstico até agora ainda é feito quando a doença já está em estágio avançado e o tratamento ainda é pouco  eficiente.Mas há boas chances de mudanças vindo ai.

       É o que diz o artigo publicado pela revista científica Neuropathology and Applied Neurobilogy em novembro de 2008.Os pesquisadores brasileiros da Faculdade de Medicina de São Paulo junto com cientistas alemães coseguiram identificar a primeira região do cérebro (tronco cerebral), que apresenta uma das lesões características do Alzheimer,chamado de emaranhado neurofibrilares.

       O estudo divulgado também pela revista Pesquisa Fapespe, dizia que esse pode ser o pontapé inicial para a descoberta das causas dessa grande incógnita para a ciência.de acordo com o Dr.Okamoto a pesquisa contribui para melhor compreensão do problrma.

    Fonte:WWW.einstein.br/inovação/desvendando-a-doença-de-alzheimer

Marcela Fabiane Kozeczen

9 comentários:

  1. Estudos mostram algumas medidas preventivas para o Mal de Alzheimer, como manter atividades intelectuais com a leitura, jogos que exercitam o cérebro, tais como palavras cruzadas, assim como exercer alguma atividade física (caminhada, etc.)

    Alguns fatores que podem aumentar o risco da doença:

    - Um baixo nível de educação , neste caso, a atividade intelectual parece exercer um efeito protetor.

    - Tabagismo;

    - Inatividade Física;

    - Depressão;

    - Hipertensão;

    - Obesidade;

    - Diabetes;


    Amanda de Campos

    ResponderExcluir
  2. Poderia relacionar essa doença com a área de Biologia Celular?

    ResponderExcluir
  3. Na área da biologia celular, pode-se relacionar o mal de azheimer, às celulas nervosas (neurônios).
    No cérebro do paciente com alzheimer, essas células começam a morrer, levando à atrofia da região acometida e à formação das chamadas “placas senis”. Isso compromete a função da área afetada e, no caso da doença, a principal área acometida é a relacionada à memória.
    Não se sabe a causa do mal de alzheimer, apenas que ocorrem algumas alterações nas estruturas de comunicação entre os neurônios e também nas próprias células.
    Um dos fatores associados ao desenvolvimento da doença seria a redução de substâncias que funcionam como “comunicadoras”, entre as células nervosas (chamadas neurotransmissores).

    Ana Caroline M. de Arruda

    ResponderExcluir
  4. As placas senis têm o aspecto esférico e no centro há denso acúmulo de proteína beta-amilóide A/4 que é circundada por um anel formado de partículas de neurônios anormais, células microgliais e astrócitos reactivos. Além disso, conforme os neurônios criam nós em peças essenciais de sua estrutura interna, os microtúbulos retorcidos e emaranhados prejudicam o funcionamento da rede neural. A provável causa é um defeito no cromossoma 19, responsável pela produção de uma proteína denominada apolipoproteína E4 (ApoE4).

    Ana Caroline M. de Arruda

    ResponderExcluir
  5. Comentários bastante pertinentes! Aguardo outros comentários??

    ResponderExcluir
  6. Proteína contamina cérebro como um vírus.

    Pesquisadores descobriram que o Mal de alzheimer se espalha pelo cerebro por culpa de proteinas. Confira a reportagem completa no site abaixo, ele é muito grande pra postar.

    http://hypescience.com/alzheimer-proteina-contamina-cerebro-como-um-virus/

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir
  7. Leiam a matéria enviada pela Francielly.

    ResponderExcluir
  8. Façam comentários sobre a matéria enviada pela Francielly.

    ResponderExcluir
  9. Aguardo comentários a respeito da matéria enviada pela Francielly.

    ResponderExcluir