quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mitocôndrias

Do grego (mito = filamento, chondrion = partícula), o nome tem mais relação com as possíveis formas assumidas pela mitocôndria do que com a sua finalidade. É uma organela de ...
  • diâmetro entre 0,5 e 1,0 µm (micrômetro = milhonésimo de metro) 
  • comprimento variável, de 0,5 µm (cél. secretora de esteróides) a 8 ou 10 µm (cél. muscular esquelética).
        Presente em todas as células eucarióticas, a mitocôndria converte a energia derivada dos combustíveis químicos em energia armazenada sobre a forma de ATP (adenosina trifosfato). A mitocôndria permite uma maior extração de energia da molécula de glicose; estima-se que a fosforilação oxidativa produza mais de 2 x 1026 moléculas de ATP por dia no homem 
.http://www.icb.ufmg.br/~biocelch/mitocondria/mitocondria.html 



Mitocôndrias: Centrais de Energia da Célula
  • Pestaneja.
  • Respira.
  • Mexe os dedos dos pés. Estes movimentos sutis – tal como as múltiplas reações químicas que ocorrem dentro dos organelos – necessitam de grandes quantidades de energia celular. A maior fonte de energia no teu corpo é uma pequena molécula denominada ATP ou adenosina-trifosfato.
TAMANHO REAL (MÉDIA)TAMANHO PERCEBIDO QUANDO AMPLIADO 3 MILHÕES DE VEZES
Comprimento da mitocôndria: Tipicamente 1-2 micrômetros, mas podendo atingir 7 micrômetros de comprimento5,5 metros




ACUMULAÇÕES DE ENERGIA ESPIRITUAL
        Por intermédio das mitocôndriasque podem ser consideradas acumulações de energia_espiritual, em forma de grânulos, assegurando a atividade celular, a mente transmite ao carro_físico a que se ajusta, durante a encarnação, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa_e_efeito das forças por ela própria libertadas nos processos endotérmicos, mantenedores da biossíntese.
        Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos múltiplos agentes imunológicos cunhados pela governança do Espírito, em favor da preservação do corpo, de acordo com as multimilenárias experiências adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza.(Ver: Mente e Psicossoma)
        Da mesma sorte, possuímos, funcionando automaticamente ...
  • a secretina, 
  • a tiroxina, 
  • adrenalina
  • a luteína, 
  • a insulina, 
  • a foliculina, 
  • os hormônios gonadotrópicos 
  • e unidades outras, entre as secreções internas, à guisa de aceleradores excitantesmoderadores ereatorestransformadores calmantes das atividades químicas nos vários departamentos de trabalho em que se subdivide o Estado Fisiológico.

     Mitocôndria - s.f. Grânulo isolado ou bastonete que representa um dos elementos do condrioma citoplasmáticodas células vivas.  As mitocôndrias têm ...
    • biocatalisadores, 
    • enzimas 
    • e vitaminas. 
            Subdividem-se em:
    • condriossomos [formas granulares] 
    • e condriocantes ou condriomites [formas filamentosas]  Mitocôndrias ( Casas de força da célula ) - Todas as atividades celulares consomem energia. Para sustentar , as células são dotadas de verdadeiras usinas energéticas: AS MITOCÔNDRIAS.
             As mitocôndrias são pequenos bastonetes membranosos (lipoproteica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existem uma complexa maquinaria química, capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a célula absorve. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio, em um processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP  (adenosina trifosfato).
       
      Funções da Mitocôndria:
      • Produção de Energia;
      • Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória.
      Origem das Mitocôndrias:
              Durante os anos oitenta, Lynn Margulis propôs a teoria da endosimbiose para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos de procariontes. De acordo com esta ideia, um procarionte maior engolfou ou cercou um procarionte menor há uns 1.5 bilhão ou 700 milhões de anos atrás.
              Em vez de digerir o organismo menor, o grande e o pequeno entraram em um tipo de simbiose conhecido como mutualismo, em que ambos os organismos se beneficiam e nenhum é danificado. O organismo maior ganhou excesso de ATP (adenosina trifosfato) fornecido pela "protomitocôndria" e açúcar em excesso fornecidos pelo " protocloroplasto ", enquanto fornecia um ambiente estável e as matérias-primas que o endosimbionte requeria. Esta relação é tão forte que agora células de eucarionte não podem sobreviver sem mitocôndria (igualmente eucariontes fotossintéticos não podem sobreviver sem cloroplastos), e os endosimbiontes não podem sobreviver fora dos anfitriões. Quase todos eucariontes têm mitocôndria.
      Dentro da célula muscular típica há as mitocôndrias que (segundo Astrand, 1980) captam oxigênio; são corpos em forma de bastão, circundados por uma membrana dupla que representa a “casa da força” da célula. Aqui o combustível e o oxigênio entram nos processos geradores de energia, resultando na formação de ATP (adenosina trifosfato) que é o mais abundante acumulador usado pela célula.
      Prof. Jacintho F. Targa (falecido) 
       R. Coronel André Belo, 603 -  90050 – Porto Alegre – RS
      CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA: http://www.crefsc.org.br


      Caroline Machado de Oliveira

2 comentários:

  1. A parte "Acumulações de energia espiritual" é científica?
    Qual a relação das substâncias citadas, por exemplo, insulina, com a mitocôndria?
    Há outras funções da mitocôndria, além da respiração celular?

    ResponderExcluir
  2. A insulina é um hormônio que "ativa" o GLUT4, um proteína transportadora que vem a ficar localizada na membrana citoplasmática das células. Essa proteína permitem a passagem de glicose para dentro da célula e aí ocorre a glicólise e que dá piruvato e assim começa o papel da mitocondria com o ciclo de krebs e a cadeia transportador.

    Entretanto, quando não há insulina, há o glucagon e por meio de algumas vias metabólicas o piruvato é produzido a partir de proteínas e lipídios, que é utilizado pela mitocondria do mesmo jeito. Pode-se dizer que a mitocondria depende do piruvato, mas não da glicose.

    Funções da Mitocôndria
    -Produção de Energia;
    -Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória;
    - Essa organela pode aproveitar a energia presente em ligações químicas covalentes, entre átomos de carbono (-C-C-), e transformá-la em energia elétrica, para novamente armazená-la em ligações químicas também covalentes.
    - Dentro desta organela, os ácidos graxos são degradados por uma sequência de reações , chamada de beta-oxidação de ácidos graxos.
    -Participação no Ciclo da Uréia: a formação desse composto ocorre no fígado de animais como muitos moluscos e anfíbios terrestres e mamíferos em geral que vivem em ambiente em que a água é limitada e que tem a uréia como principal produto final nitrogenado.
    -As mitocôndrias também participam da produção de hormônios esteróides.
    - Uma outra função das mitocôndrias ocorre em alguns tecidos adiposos de recém-nascidos e também de alguns animais durante a hibernação. Uma proteína chamada termogenina torna a membrana externa permeável aos prótons, desacoplando o transporte de elétrons da síntese de ATP. A energia liberada durante o transporte de elétrons é então perdida na forma de calor, que nos casos citados é altamente benéfico, tanto para o recém-nascido como para o animal que está hibernando.

    Fonte : A Célula / Hernandes F. Carvalho, Shirlei Maria Recco-Pimentel.- 2.ed.-Barueri, SP: Manole, 2007

    http://www.slideshare.net/mauramf/mitocondrias-slide

    Caroline Machado de Oliveira

    ResponderExcluir