Do grego (mito = filamento, chondrion = partícula), o nome tem mais relação com as possíveis formas assumidas pela mitocôndria do que com a sua finalidade. É uma organela de ...
- diâmetro entre 0,5 e 1,0 µm (micrômetro = milhonésimo de metro)
- e comprimento variável, de 0,5 µm (cél. secretora de esteróides) a 8 ou 10 µm (cél. muscular esquelética).
Presente em todas as células eucarióticas, a mitocôndria converte a energia derivada dos combustíveis químicos em energia armazenada sobre a forma de ATP (adenosina trifosfato). A mitocôndria permite uma maior extração de energia da molécula de glicose; estima-se que a fosforilação oxidativa produza mais de 2 x 1026 moléculas de ATP por dia no homem
.http://www.icb.ufmg.br/~biocelch/mitocondria/mitocondria.html
Mitocôndrias: Centrais de Energia da Célula
- Pestaneja.
- Respira.
- Mexe os dedos dos pés. Estes movimentos sutis – tal como as múltiplas reações químicas que ocorrem dentro dos organelos – necessitam de grandes quantidades de energia celular. A maior fonte de energia no teu corpo é uma pequena molécula denominada ATP ou adenosina-trifosfato.
TAMANHO REAL (MÉDIA) | TAMANHO PERCEBIDO QUANDO AMPLIADO 3 MILHÕES DE VEZES | |
---|---|---|
Comprimento da mitocôndria: | Tipicamente 1-2 micrômetros, mas podendo atingir 7 micrômetros de comprimento | 5,5 metros |
ACUMULAÇÕES DE ENERGIA ESPIRITUAL
Por intermédio das mitocôndrias, que podem ser consideradas acumulações de energia_espiritual, em forma de grânulos, assegurando a atividade celular, a mente transmite ao carro_físico a que se ajusta, durante a encarnação, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa_e_efeito das forças por ela própria libertadas nos processos endotérmicos, mantenedores da biossíntese.
Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos múltiplos agentes imunológicos cunhados pela governança do Espírito, em favor da preservação do corpo, de acordo com as multimilenárias experiências adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza. (Ver: Mente e Psicossoma)
Da mesma sorte, possuímos, funcionando automaticamente ...
- a secretina,
- a tiroxina,
- a adrenalina,
- a luteína,
- a insulina,
- a foliculina,
- os hormônios gonadotrópicos
- e unidades outras, entre as secreções internas, à guisa de aceleradores e excitantes, moderadores ereatores, transformadores e calmantes das atividades químicas nos vários departamentos de trabalho em que se subdivide o Estado Fisiológico.Mitocôndria - s.f. Grânulo isolado ou bastonete que representa um dos elementos do condrioma citoplasmáticodas células vivas. As mitocôndrias têm ...
- biocatalisadores,
- enzimas
- e vitaminas.
Subdividem-se em:- condriossomos [formas granulares]
- e condriocantes ou condriomites [formas filamentosas] Mitocôndrias ( Casas de força da célula ) - Todas as atividades celulares consomem energia. Para sustentar , as células são dotadas de verdadeiras usinas energéticas: AS MITOCÔNDRIAS.As mitocôndrias são pequenos bastonetes membranosos (lipoproteica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existem uma complexa maquinaria química, capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a célula absorve. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio, em um processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato).Funções da Mitocôndria:
- Produção de Energia;
- Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória.
Origem das Mitocôndrias:Durante os anos oitenta, Lynn Margulis propôs a teoria da endosimbiose para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos de procariontes. De acordo com esta ideia, um procarionte maior engolfou ou cercou um procarionte menor há uns 1.5 bilhão ou 700 milhões de anos atrás.Em vez de digerir o organismo menor, o grande e o pequeno entraram em um tipo de simbiose conhecido como mutualismo, em que ambos os organismos se beneficiam e nenhum é danificado. O organismo maior ganhou excesso de ATP (adenosina trifosfato) fornecido pela "protomitocôndria" e açúcar em excesso fornecidos pelo " protocloroplasto ", enquanto fornecia um ambiente estável e as matérias-primas que o endosimbionte requeria. Esta relação é tão forte que agora células de eucarionte não podem sobreviver sem mitocôndria (igualmente eucariontes fotossintéticos não podem sobreviver sem cloroplastos), e os endosimbiontes não podem sobreviver fora dos anfitriões. Quase todos eucariontes têm mitocôndria.Dentro da célula muscular típica há as mitocôndrias que (segundo Astrand, 1980) captam oxigênio; são corpos em forma de bastão, circundados por uma membrana dupla que representa a “casa da força” da célula. Aqui o combustível e o oxigênio entram nos processos geradores de energia, resultando na formação de ATP (adenosina trifosfato) que é o mais abundante acumulador usado pela célula.Prof. Jacintho F. Targa (falecido)R. Coronel André Belo, 603 - 90050 – Porto Alegre – RSCONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA CATARINA: http://www.crefsc.org.brCaroline Machado de Oliveira
A parte "Acumulações de energia espiritual" é científica?
ResponderExcluirQual a relação das substâncias citadas, por exemplo, insulina, com a mitocôndria?
Há outras funções da mitocôndria, além da respiração celular?
A insulina é um hormônio que "ativa" o GLUT4, um proteína transportadora que vem a ficar localizada na membrana citoplasmática das células. Essa proteína permitem a passagem de glicose para dentro da célula e aí ocorre a glicólise e que dá piruvato e assim começa o papel da mitocondria com o ciclo de krebs e a cadeia transportador.
ResponderExcluirEntretanto, quando não há insulina, há o glucagon e por meio de algumas vias metabólicas o piruvato é produzido a partir de proteínas e lipídios, que é utilizado pela mitocondria do mesmo jeito. Pode-se dizer que a mitocondria depende do piruvato, mas não da glicose.
Funções da Mitocôndria
-Produção de Energia;
-Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória;
- Essa organela pode aproveitar a energia presente em ligações químicas covalentes, entre átomos de carbono (-C-C-), e transformá-la em energia elétrica, para novamente armazená-la em ligações químicas também covalentes.
- Dentro desta organela, os ácidos graxos são degradados por uma sequência de reações , chamada de beta-oxidação de ácidos graxos.
-Participação no Ciclo da Uréia: a formação desse composto ocorre no fígado de animais como muitos moluscos e anfíbios terrestres e mamíferos em geral que vivem em ambiente em que a água é limitada e que tem a uréia como principal produto final nitrogenado.
-As mitocôndrias também participam da produção de hormônios esteróides.
- Uma outra função das mitocôndrias ocorre em alguns tecidos adiposos de recém-nascidos e também de alguns animais durante a hibernação. Uma proteína chamada termogenina torna a membrana externa permeável aos prótons, desacoplando o transporte de elétrons da síntese de ATP. A energia liberada durante o transporte de elétrons é então perdida na forma de calor, que nos casos citados é altamente benéfico, tanto para o recém-nascido como para o animal que está hibernando.
Fonte : A Célula / Hernandes F. Carvalho, Shirlei Maria Recco-Pimentel.- 2.ed.-Barueri, SP: Manole, 2007
http://www.slideshare.net/mauramf/mitocondrias-slide
Caroline Machado de Oliveira