quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Animação em 3D de uma mitose

Conceito de mitose:O termo Mitose designa o conjunto de processos que decorrem na divisão do núcleo das células eucarióticas, pelos quais se formam núcleos com o mesmo número de cromossomos do núcleo inicial pleurótricas.
De forma simplificada,a mitose é dividida nas seguintes fases:
  • Prófase: Onde ocorre a fragmentação do nucléolo, e onde os cromossomos se individualizam;
  • Prometáfase: Formação  do cinetocoro e fragmentação da carioteca;
  • Metáfase: Fase onde os cromossomos se encontram mais condensados.Forma-se a placa equatorial, área onde os fusos mitóticos se ligam aos centrômeros dos cromossomos.;
  • Anáfase: Fase onde os cromátides irmãs são separadas,dividindo o material genético para cada polo da célula;
  • Telófase: Fase onde ocorre a citocine,separando o citoplasma originando duas células filhas;
  • Interfase: Estado normal da célula, onde ela não se encontra em divisão.
Fonte:http://www.knoow.net/ciencterravida/biologia/mitose.htm
Link do vídeo aqui
Interessante vídeo aula:mitose-prof jubilut

Postado por Felipe Faix

6 comentários:

  1. Além das fases da mitose publicadas nesta postagem , há o aparelho mitótico...


    Aparelho Mitótico
    O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo.

    As fibras do fuso são constituídas por:

    1. microtúbulos polares que se originam no polo.
    2. Microtúbulos cinetecóricos, que se originam nos cinetecóro
    3. Microtúbulos livres.

    Cada cromossoma é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossoma que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.

    Fonte : http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/mitose-e-meiose

    Caroline Machado de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Corrigir as seguintes informações:
    1) A duplicação do DNA e do centríolo não ocorre na Prófase;
    2) O fuso mitótico não se forma na Prometáfase. Há um evento bastante importante da Prometáfase que não foi citado.

    ResponderExcluir
  3. Interfase

    O primeiro período da interfase é o G1 (do inglês gap, intervalo). Durante este período a célula executa suas funções normais sem se ocupar com a divisão celular. O seu DNA encontra-se na forma de eucromatina e heterocromatina e sua transcrição ocorre normalmente. Além disso, no decorrer do período G1 a célula vai aumentando gradativamente sua massa.
    Em um determinado momento, sendo um dos fatores o próprio aumento de massa, a célula dispara o sinal para se dividir. Ela precisa aumentar sua massa antes da mitose porque caso isso não ocorra suas células filhas serão cada vez menores.
    Como você deve imaginar, antes que a célula se divida em duas ela precisa duplicar o seu material genético para que cada uma das células-filhas receba a mesma quantidade de DNA que ela possui. Esse é o momento em que começa o período S (do inglês synthesis) da interfase. É no período S que ocorre a replicação do DNA. Devido a replicação, no final do período S a quantidade de DNA da célula encontra-se duplicada.
    O último período da interfase é o G2. Nele a célula certifica-se de que todo o DNA já foi duplicado e cresce um pouco mais, se for necessário. Além disso, termina de duplicar os centríolos (ficando, então, com dois pares), processo que iniciou no período S, e aparecem as proteínas que formarão o fuso mitótico ou fuso acromático.

    Prófase

    Este é o período mais longo da mitose.
    1. Imagine se a célula tivesse que dividir o número de cromossomos entre suas duas células-filhas puxando longos fios de DNA. Além de muito trabalhoso seria arriscado um cromossomo se enroscar com outro e se partir. Por isso antes de mover os cromossomos a célula os compacta. Essa compactação tem início na prófase. Nos centrômeros ocorre a formação do cinetocoro, estrutura protéica onde se liga o fuso.
    2. Os centrossomos (que são organelas que organizam os microtúbulos do citoesqueleto e que, geralmente, possuem, em células animais, um par de centríolos) se duplicam. Cada centrossomo se afasta do núcleo dirigindo-se para os pólos da célula. Ao redor deles formam -se os ásteres e à medida que eles se afastam surge entre eles o fuso mitótico ou acromático. O conjunto formado pelos centríolos, ásteres e fuso acromático é o aparelho mitótico.

    Prometáfase

    O envoltório nuclear se fragmenta e os cromossomos ligam-se ao fuso pelo cinetocoro.

    Fonte: http://www.profdorival.com.br/resources/Ciclo-Celular-e-mitose.pdf

    Taisa Naiara

    ResponderExcluir
  4. Achei um video de mitose com legenda pra facilitar o estudo.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ixd8LgsE5nY&feature=related

    E uma animação da mitose e meiose bem interessante.

    http://www.youtube.com/watch?v=F3mjDCCW_cU&feature=related

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir
  5. No final do vídeo podemos concluir que trata-se de uma célula que não possui parede celular, portanto célula animal ou de fungo. Pois a divisão das células filhas se deu de fora para dentro (estrangulamento), através do anel contrátil (de actina e miosina II), que é demarcado na anáfase e que inicia o estrangulamento na telófase. Caracterizando a citocinese, fase final da mitose.

    Fonte: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2. ed. Barueri: Manole, 2007.

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir