segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mitocôndrias podem estar na origem da doença de Parkinson

A descoberta contraria algumas das teses científicas mais recentes sobre as causas de uma das patologias neurodegenerativas mais comuns em todo o mundo.

Com informações de Catarina Amorim

Disfunção nas mitocôndrias

Uma equipe de cientistas da Universidade de Coimbra, em Portugal, identificou um novo mecanismo presente na origem da doença de Parkinson.

A descoberta, feita pela pesquisadora Daniela Moniz Arduíno, contraria algumas das teses científicas mais recentes sobre as causas de uma das patologias neurodegenerativas mais comuns em todo o mundo.

Os resultados revelam que a disfunção da mitocôndria - responsável pela produção de energia nas células - é a grande responsável pelo aparecimento da doença.

O estudo publicado na revista de referência mundial Human Molecular Genetics

Tráfego intracelular

Os pesquisadores portugueses demonstraram, pela primeira vez, em estudos ex-vivo (com células de doentes de Parkinson), que a deficiência no tráfego intracelular (autoestradas celulares) é provocada pela disfunção das mitocôndrias dos doentes.

"Analisamos toda a via e verificamos que, na doença de Parkinson, a disfunção mitocondrial é o evento que está na base de uma autofagia deficiente - mecanismo através do qual ocorre a degradação de organelas disfuncionais e de proteínas danificadas, lixo biológico que se vai acumulando ao longo do envelhecimento e que se não for eliminado leva à morte das células," explica a professora Sandra Morais Cardoso, coautora da pesquisa.

Segundo ela, esta descoberta fornece novas pistas importantes para o desenvolvimento de futuros fármacos que previnam a interrupção do tráfego e, deste modo, assegurem o normal transporte intracelular, que se processa ao longo de todo o neurônio, desde o núcleo até os terminais sinápticos.

"Verificamos que, por si só, a autofagia não poderá ser utilizada como alvo terapêutico após o diagnóstico, sendo por isso necessário desenvolver abordagens terapêuticas que, simultaneamente, promovam a autofagia e restaurem o tráfego celular," diz a professora.


Autofagia

O processo autofágico tem duas componentes distintas, assumindo, por um lado, o papel de controle de qualidade das células e, por outro, transformando - durante o jejum prolongado - os elementos da célula em nutrientes para prolongar a preservação do organismo.

Com isto em mente, os pesquisadores estudaram todo o processo autofágico e verificaram que, na doença de Parkinson, a sua ativação pode ser prejudicial.

Identificado o novo mecanismo responsável pela origem da doença de Parkinson, agora "o nosso desafio é estudar e perceber como é que a disfunção da mitocôndria leva à desestabilização das autoestradas celulares," conclui Sandra.

Fonte :http://unisite.com.br/Saude/32936/Mitocondrias-podem-estar-na-origem-da-doenca-de-Parkinson.xhtml

Caroline Machado de Oliveira

4 comentários:

  1. Estabelecer melhor a relação entre tráfego intracelular, mitocôndria e autofagia, no contexto da matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o envelhecimento há formação de agregados protéicos que se distribuem por todo o sistema nervoso central e podem promover a neurodegeneração como ocorre na doença de Parkinson. Há evidências de que alterações do tráfego intracelular antecedem a formação desses agregados protéicos o que seria o primeiro fator importante para a degeneração celular, pois esta deficiência do transporte também se reflete na disfunção da comunicação intercelular. Recentemente, foi demonstrado que alterações no transporte de mitocôndrias aparecem bem antes dos sintomas clássicos da neurodegeneração. Neste sentido, sabendo que as mitocôndrias desempenham função fundamental em manter a homeostase celular, controlar a disponibilidade de Ca2+ intracelular e regular a apoptose, sua disfunção pode contribuir para a morte neuronal.

      Fonte: Merari de Fátima Ramires Ferrari http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-regulares/25763/analise-trafego-intracelular-mitocondrias-formacao/

      Amanda de Campos

      Excluir
  2. Ok, puedes contactarme cuando estés listo. el gato con achiote está aquí en mi país

    ResponderExcluir
  3. Fui diagnosticado com Herpes há 2 anos e tentei todos os meios possíveis para obter a cura, mas sem sucesso, até que vi um post em um fórum de saúde sobre um Herbal Doctor (Dr. Akhigbe) que prepara fitoterapia para curar todos os tipos de doenças como Herpes, no começo eu duvidava, se era real, mas decidi experimentá-lo, quando entrei em contato com o Dr. Akhigbe através do seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ele me guiou e preparou um remédio herbal e me enviou através de correio Serviço de entrega, quando recebi o pacote (fitoterapia) Ele me deu instruções sobre como consumi-lo, comecei a usá-lo conforme as instruções e parei de receber surtos e as feridas começaram a desaparecer, você poderia acreditar que estava curado desse vírus mortal dentro de duas a três semanas e percebe mudanças no meu corpo. Dias de uso deste remédio, não pude acreditar na cura a princípio, até que eu veja como meus HERPES são limpos como mágica O Dr. Akhigbe também usa seu remédio herbal para curar doenças como HIV, HERPES, CÂNCER, ALS, DOENÇA CRÔNICA, FRIO COMUM , DOENÇA CARDÍACA, LÚPUS, ASMA, DIABETES A HEPATITE A E B. CEZEMA, DOR DOR, INFECÇÃO EXTERNA, ASMA, EPILEPSIA, AVC, DOENÇA RIM, ACME. DOENÇA DE PARKINSON etc Entre em contato com este excelente médico de ervas hoje em dia o pai da cura de raízes à base de plantas. via e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ou whatsapp ele +2348142454860 e seja curado permanentemente Ele é real ... site: https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir