terça-feira, 14 de agosto de 2012

A escala do universo

Este é um interessante site interativo que contrasta o tamanho de objetos, lugares, seres e até planetas com as organelas e estruturas microscópicas presentes no universo. É possível ler algumas curiosidades clicando nos objetos e através do aumento ou redução do zoom é que eles vão aparecendo.

http://htwins.net/scale2/index.html

Fernanda Carolina da Silva

4 comentários:

  1. Site muito interessante pois nos possibilita verificar a diversidade do planeta e universo, bem como a complexidade da constituição e estrutura de diversos organismos. Além de auxiliar a dimensionar unidades de medidas que estão presentes em nossos estudos e dia-a-dia.

    Tamires D. Bressan

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o vídeo! Só pela qualidade da arte já valeria a pena vê-lo. Entretanto, cientificamente também é muito bom, pois trabalha com algo bastante complicado e abstrato para o ser humano que é a dimensão do Universo e de seus componentes vivos e não vivos. Parabéns, Fernanda!
    Solicito então que todos façam comentário a respeito das estruturas celulares que aparecem no vídeo e suas dimensões.

    ResponderExcluir
  3. O óvulo humano pode ser visualizado a olho nu e possui 120 micrômetros (µm), as outras células são visualizadas apenas com o auxílio de microscópio, pois o menor objeto que se enxerga a olho nu possui 100 µm.
    Uma célula da pele possui 35µm, já o glóbulo branco do sangue, possui 10 µm. Um cloroplasto possui 8 µm. O núcleo de uma célula e um glóbulo vermelho do sangue possuem o mesmo tamanho, 7 µm. Uma mitocôndria e um cromossomo X possuem 4 µm e o cromossomo Y (que aparece apenas em indivíduos do sexo masculino), possui 1,5 µm.
    O tamanho dos vírus já é dado em nanômetros (nm), sendo que o maior deles possui 440nm (o megavírus), o vírus que antes era considerado o maior, é o mimivírus e a última estrutura visível com um microscópio ótico é um bacteriófago, ou apenas "fago" (um tipo de bactérias que infectam-vírus, que parecem robôs e não formas de vida, também pode argumentar que os vírus não são vivos).
    O vírus do HIV possu 90nm, o vírus da hepatite B possui 42nm.
    O circovírus suíno (porcine circovirus) é um dos menores vírus e exige de apenas 3 proteínas para se replicar. Se considerar o vírus uma forma de vida, esse vírus é uma das menores coisas vivas (mas muitos não consideram o vírus como seres vivos).
    A bicamada lipídica possui apenas 5nm, sendo que cada fosfolipídeo possui apenas 2,5nm.
    O DNA possui 3nm de largura e uma única célula humana contêm 3 metros de ácido desoxirribonucleico e carrega 25.000 genes em aproximadamente 3 milhões de pares de bases conjugadas.
    Uma molécula de glicose, que nos fornece energia, possui 800 picômetros (pm), já um átomo de carbono possui 340pm e a água 280pm.
    Um microscópio eletrônico pode visualizar objetos de até 50 picômetros, que seriam invisíveis porque são menores que o comprimento da luz visível.

    Lucia Satomi Hirooka

    ResponderExcluir
  4. A grande maioria das células bacterianas tem dimensões que variam entre 1 e 5 µm e dentre as maiores bactérias conhecidas estão o Bacillus anthracis com 1,3 µm X 3,0 a 10 µm.
    Os cloroplastos tem tamanho médio entre 4um e 7 um e podem ser vistos ao microscópio óptico, geralmente na forma de grãos verdes. Ao microscópio eletrônico podemos observar que eles são envolvidos por uma membrana dupla.
    As E. coli são bacilos Gram negativos retos de dimensões entre 1,1-1,5 μm x 2,0-6,0 μm. Podem apresentar cápsula e possuir flagelos.

    Fontes:http://vivendociencias.blogspot.com.br/2011/03/cloroplastos.html
    http://www.cefar.com.br/download/jornal_14ed_web.pdf

    Fernanda Carolina da Silva

    ResponderExcluir