quinta-feira, 24 de maio de 2012


ADESÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE AS CÉLULAS 

Os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo: proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos (que causam doenças), e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias.
Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares, sendo: os desmossomos, as zônulas oclusivas (junções oclusivas), as zônulas de adesão e os nexos (junções comunicantes).

Desmossomo → ponte estabelecida entre duas células vizinhas, por onde se conectam filamentos intermediários, formando uma estrutura de grande força tensora, composta de várias proteínas intracelular (placoglobina e desmoplaquina) e extracelular (desmogleina e desmocolina), existentes principalmente no tecido epitelial de revestimento (a pele) e músculo cardíaco.

Zônulas oclusivas → união entre as células (do intestino), impedindo a passagem e o armazenamento de substâncias e macromoléculas nos espaços intercelulares, vedando a comunicação entre dois meios (cavidades).

Nexos → são pontos comunicantes entre a membrana de uma célula e outra, através de proteínas transmembranares de ambas as células, formando poros (canais) por onde passam íons e pequenas moléculas. Esse tipo é encontrado em tecidos embrionários, células cardíacas e hepáticas.

Zônula de adesão → regiões que unem células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas.

A imagem a seguir ilustra como ocorre essa comunicação entre as células:

Por Krukmenberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

10 comentários:

  1. Em que outros tipos de tecidos são encontradas as junções celulares, além dos citados?
    A figura é de qual Junção celular?
    Há outros tipos de Junções de adesão que ocorrem entre as células e o seu entorno não celular? Explique?

    ResponderExcluir
  2. A figura é de um desmossomo, isto está evidente pela presença de filamentos intermediarios em ambas as células que estão sendo conectadas.

    Natalia Margarido Kinap.

    ResponderExcluir
  3. Outros tipos de junções:
    Junções comunicantes: permitem a passagem de sinais elétricos ou químicos entre as células adjacentes. Ex.: Junções tipo gap ou fenda.
    Hemidesmossomos:
    Ligam as células epitéliais a lâminas basal. É constituido pela associação de integrinas e filamentos intermediarios de queratina a uma rede de colágeno da lâmina basal. Esta conexão acontece por meio da proteína laminina.
    Junções comunicante:
    As junções comunicantes ou tipo Gap são canais formados por proteínas transmembrana. Cada canal é composto pela associação entre seis proteínas conexinas, o que forma uma estrutura cilíndrica e oca que atravessa a membrana plasmática permitindo a passagem de substâncias entre as células.

    Amanda de Campos

    ResponderExcluir
  4. A Natalia e a Amanda trouxeram mais informações a respeito da junções celulares.
    Retomo as perguntas: Quais são as Junções celulares entre as células e a matriz extracelular?
    Em que outros tipos de tecidos, além do epitelial, encontramos junções celulares?

    ResponderExcluir
  5. Junções célula-matriz

    Junção de adesão focal:
    As adesões focais são formadas por proteínas
    da família das integrinas, que proporcionam adesão célula-matriz
    extracelular, e ligam-se aos filamentos de actina intracelulares.

    Hemidesmossomos:
    Os hemidesmossomos ou meio-desmossomo, é
    semelhante ao desmossomo, porém liga a membrana plasmática de
    uma célula a lamina basal adjacente, por meio de filamentos de
    queratina que estão ligados à proteína de ancoramento plectina.
    Allan Ricardo Divardin

    ResponderExcluir
  6. Que junções celulares aparecem em tecidos não-epiteliais?

    ResponderExcluir
  7. Os discos intercalares encontrados no tecido muscular cardíaco são o local de ocorrência de um complexo de três junções celulares:
    (1) desmossomos;
    (2) zônulas de aderência;
    (3) junções comunicantes (GAP), que se estabelecem entre as fibras cardíacas (células musculares estriadas cardíacas).
    No arranjo do tecido muscular os corpos das fibras cilíndricas se acomodam de forma paralela na formação dos fascículos do músculo. Várias células se justapõem, também, pelas extremidades em forma de disco, denominadas discos intercalares. Nesta região de contato terminal, as células mostram interdigitações e, com frequência, estes discos são fragmentados em vários degraus de contato.
    Nos discos intercalares do tecido muscular, cada junção cumpre uma função específica. Os desmossomos estão ancorando as fibras cardíacas entre si evitando que se separem durante a contração muscular. As zônulas de aderência ancoram os microfilamentos das bandas I das miofibrilas à membrana plasmática, dando sustentação ao citoesqueleto e permitindo que a membrana seja tracionada para a contração do corpo celular durante o estímulo de contração muscular. As junções GAP permitem a sinalização iônica entre as fibras (células), sincronizando a contração do músculo durante a sístole cardíaca (batimento cardíaco).

    Fonte:http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/memb3.htm

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Uma vez que o título do artigo é "Adesão e Comunicação entre as Células", como as células se comunicam?

    ResponderExcluir
  9. 1- Comunicação celular através de sinais químicos.
    Nos organismos pluricelulares a troca de informações por meio de substâncias químicas ocorre desde a vida embrionária e constitui durante toda a vida o principal meio de comunicação entre as células. Esses sinais são essenciais para a formação ordenada de órgãos e tecidos e são importantes para coordenar o crescimento e o funcionamento de diferentes partes do corpo. Esse sistema é formado por moléculas sinalizadoras ou ligantes que se prendem em lugares específicos de moléculas receptoras ou receptores. Para ser caracterizada como receptora uma molécula deve reconhecer especificamente o ligante e deve desencadear reações no interior da célula , quando unida ao ligante específico.
    Sinal----receptor-----receptor-sinal-----proteínas sinalizadoras-------orgão-alvo.

    Há três tipos de comunicação química:

    1- Comunicação endócrina: ocorre através da liberação de substâncias denominadas hormônios pelas glândulas endócrinas.Nesse tipo de comunicação , a substância química vai para a corrente sanguínea e age em células-alvo distantes.

    2- Comunicação parácrina: as substâncias químicas vão atuar em células vizinhas, os sinais químicos atuam apenas alguns centímetros do local onde foram produzidos.

    3- Comunicação autócrina: as substâncias químicas atuam sobre as próprias células ou em regiões muito próximas (alguns nanômetros). Esse tipo de comunicação ocorre através de neurotransmissores que agem sobre uma região especializada das células nervosas(neurônios), chamada sinapse.Nessa região ocorre contato de uma célula com as outras.

    Fonte:http://www.slideshare.net/natfuga/comunicao-celular

    Caroline Machado de Oliveira

    ResponderExcluir