quarta-feira, 23 de maio de 2012

Complexo de Golgi


Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906

O complexo ou aparelho de Golgi recebe esse nome em homenagem ao biólogo italiano Camilo Golgi, que estudou e descreveu seu funcionamento ainda no século 19. Camilo Golgi destacou-se no estudo dos componentes celulares e sua obra lhe valeu o prêmio Nobel de medicina e fisiologia em 1906.
O aparelho de Golgi é constituído de 4 a 20 bolsas membranosas, conhecidas como cisternas, empilhadas umas sobre as outras. Nas células vegetais, esse conjunto de vesículas está disperso no citoplasma em grande quantidade e recebe o nome de dictiossomo. O complexo de Golgi tem, basicamente, sua função associada ao processamento de substâncias produzidas pelo Retículo Endoplasmático Rugoso.
Essa organela possui duas faces distintas: uma face cis (face de entrada) e uma face trans (face de saída), que estão intimamente associadas. Durante esse percurso interno nas vesículas do aparelho de Golgi, as proteínas são modificadas, separadas e empacotadas em vesículas (bolsas membranosas), que são enviadas aos locais extracelulares em que atuarão (exocitose), sendo essa liberação regulada por sinais extracelulares.
Dessa forma, o Aparelho de Golgi é o responsável pela secreção celular.
A atuação do Aparelho de Golgi é como um correio. Da mesma forma como a carta é levada ao correio para ser enviada à outra localidade, as proteínas e os lipídios são transportados em vesículas para o Golgi, a fim de serem enviadas para outras localidades do corpo. Dentro do aparelho, essas proteínas e lipídios recebem marcadores com sequências que indicam ao corpo onde esses produtos devem ser deixados, como se fossem endereços.
Exemplo dessa atuação são as enzimas digestivas, produzidas e secretadas pelas células do pâncreas e que irão atuar no intestino. Além de enzimas, outras substâncias, como hormônios e muco, também são secretadas pelo Aparelho de Golgi.
O Aparelho de Golgi desempenha também papel importante na formação dos espermatozoides, originando o acrossomo, vesícula repleta de enzimas digestivas que permite ao espermatozoide transpor as barreiras membranosas do óvulo, permitindo assim a fecundação.

Fabrício Alves Ferreira - Graduado em Biologia
Equipe Mundo Educação
Fonte: www.mundoeducacao.com.br/biologia/complexo-golgi-1.htm
Caroline Machado de Oliveira.

10 comentários:

  1. Vale comentar que além dessa função o complexo de golgi tem função de sintese de polissacarídeos e modificação de proteinas provenientes do reticulo endoplasmatico rugoso como sulfatação e fosforilação.
    Francielly S. Richardt

    ResponderExcluir
  2. No link abaixo é possível visualizar o pocesso de secreção de uma proteína desde a sua saída do envelope nuclear até a liberação no meio extracelular. Através dele também é possível notar a reposição de membrana nas cisternas do complexo de golgi, durante o transporte das proteínas em vesículas.
    http://bcs.whfreeman.com/lodish5e/pages/bcs-main.asp?s=00010&n=05000&i=05010.01&v=category&o=|00510|00610|00520|00530|00540|00560|00570|00590|00600|00700|00710|00010|00020|00030|00040|00050|02000|05000|06000|07000|08000|09000|10000|11000|&ns=0&t=&uid=0&rau=0

    Postei o link, porque não consegui adicionar o video diretamente no comentário.

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Boa revisão a respeito do assunto tratado em aula. Interessante também a postagem do vídeo.
    Vocês poderiam trazer alguma atualidade a respeito do Complexo de Golgi?

    ResponderExcluir
  4. Procurando sobre atualidades achei varios video.
    http://www.youtube.com/watch?v=pawqrYM2n80
    esse sintetiza o que a professora falou sobre o transporte de proteinas, mostra as membranas sendo reaproveitadas, pra quem não conseguiu entender essa parte, esse video é bem interessante.

    http://www.youtube.com/watch?v=MHsLWJ7l5tk
    esse video fala sobre o modelo de maturação das cisternas, como não lembrava da professora ter comentado sobre isso fui pesquisar e descobri que até a decada de 1980, admitia-se que as cisternas do Golgi eram estruturas transitorias. Supunha-se que as cisternas formavam-se na face cis da pilha pela fusão de transportadores membranosos do RE e que cada cisterna se movia fisicamente da extremidade cis para a extremidade trans, mudando sua composição enquanto avançava. Isto é conhecido como o modelo de maturação cistenal.
    Apartir da metade da decada de 1980 até o fim da decada de 1990,o modelo de maturação do movimento do Golgi foi amplamente abandonado e susbstituido por um modelo anternativo, que propunha que as cisternas de uma pilha permanecem no lugar como compartimentos estaveis mantidos juntos por um suporte proteico, conhecido como modelo de transporte vesicular.(primeiro video)
    Embora ambos os modelos de funcionamento o Golgi continuem a ter seus proponente, nos ultimos anos o consenso de opinião tem se transferido de volta para o modelo de maturação cisternal.
    A versão corrente do modelo de maturação é difernte das versões originais, pois ela reconhece um papel para as vesiculas transportadoras, essas visiculas não carregam carga numa direção anterógrada,mas, em vez disso, transportam as enzimas residentes no Golgi numa direção retrógrada.

    Encontrei esse texto no livro 'Biologia molecular e celular: conceitos e experimentos' de Gerald Karp. Edição de 2005. Pagina 302 e 303.

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir
  5. Link do livro

    http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=4qpeIwPEixoC&q=matura%C3%A7%C3%A3o+das+cisternas#v=snippet&q=matura%C3%A7%C3%A3o%20das%20cisternas&f=false

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir
  6. O primeiro vídeo é espetacular! Mostra o percurso de uma enzima lisossomal (a hidrolase) desde a sua síntese no RE, passando pelas cisternas do CG e sofrendo modificações (glicosilação e a fosforilação), até seu reconhecimento na rede trans Golgi (pelo receptor de manose-6-fostato) e envio ao Endossomo tardio, onde ocorre a ativação da enzima e retorno dos receptores de manose-6-fosfato à rede trans CG (reciclagem).
    Recomendo que todos vejam esse vídeo. De preferência, antes da prova.
    O segundo vídeo também é interessante, apesar de se tratar de um modelo para o transporte de material no Complexo de Golgi.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o livro A célula de Carvalho e Recco-Pimentel, a maturação das cisternas é um dos tipos de transporte das proteínas pela via biossintética secretora, este transporte ocorre mais lentamente do que o realizado através das vesículas.

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Segundo Krukemberghe Fonseca(Graduado em Biologia da Equipe Brasil Escola), essa organela tende a se concentrar em células especializadas na secreção de substâncias hormonais, principalmente células de órgãos como: o pâncreas (síntese de insulina e glucagom), Hipófise (somatotrofina – hormônio do cescimento) e Tireoide (T3 e T4).

    Lucia Satomi Hirooka

    ResponderExcluir
  9. Fazer comentários a respeito dos vídeos postados pela Francielly.

    ResponderExcluir