quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cientistas fabricam vasos sanguíneos usando células da pele



Uma empresa americana chamada Cytograft desenvolveu uma técnica que usa células da pele para criar vasos sanguíneos, que poderiam substituir partes danificadas do nosso sistema circulatório. E o mais bacana é que a tecnologia já foi testada (e funciona bem) em pacientes humanos.

A célula de pele “original” não precisa nem ser da pessoa que irá receber o tecido pronto, o que diminui custos e tempo de produção. Afinal, os vasos criados artificialmente podem ser estocados, esperando por seu usuário.

A produção começa ao serem extraídos fibroblastos das células da pele, fazendo com que elas crescessem em forma de pequenos tecidos, enrolavam essa “trama” e esperavam até que ela ficasse nesse formato. Depois é só fazer o implante.

Primeiramente, os vasos foram testados em pacientes de diálise, mas espera-se que eles possam ser usados em bebês com defeitos congênitos de coração e pacientes que usam marca-passo.
Através dessa técnica, cientistas esperam produzir, também, outros tipos de tecido, tendo “estoques de órgãos” disponíveis para o implante. Como o tecido é completamente biológico e tratado, a chance de rejeição do organismo é mínima.


Fonte: . http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI303682-17770,00.html


AUTOR DA POSTAGEM - FELIPE AUGUSTO B. BISCAIA


11 comentários:

  1. Você poderia trazer mais detalhes a respeito dessa descoberta?

    ResponderExcluir
  2. prof eu não achei nada explicando como o processo ocorre...mas acredito que futuramente terão mais artigos explicando detalhadamente. obrigado- Felipe Biscaia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas o que eu descobri é que com essa nova técnica diminuirá os custos para operações como ponte de safena, pois é possível gerar vários vasos sanguíneos, e não sendo mais necessário retirar veias de outros lugares como a safena, o que pode a vir prejudicar o paciente. -Felipe Biscaia.

    ResponderExcluir
  5. Ok, Felipe. Aguardo comentários de outros alunos.

    ResponderExcluir
  6. o que achei mais interessante nessa postagem foi o fato de ja ter sido testada em humanos e ter dado certo, pois a grande maioria dos testes são feitos em cobaias e não se tem certeza se irão dar certo em humanos.

    Dayane de Almeida

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Neste blog http://shdafiocruz.blogspot.com.br/2011/02/cientistas-fabricam-vasos-sanguineos-em.html tem uma matéria interessante que trata da fabricação de vasos sanguíneos em laboratório e sobre a importância dessa técnica de bioengenharia e a possibilidade de substituição das veias de acesso comprometidas. É interessante conferir!

    Ana Paolla Protachevicz

    ResponderExcluir
  9. Como as células podem crescer e organizar tecidos fora de um organismo?

    ResponderExcluir
  10. Se um tecido tiver nutrição e um meio propício para seu desenvolvimento, ele irá se desenvolver normalmente se o meio simular corretamente a biologia do organismo original, provocando estímulos e nutrindo o mesmo.

    respondido por: Felipe Augusto B. Biscaia, Ana Paolla Protachevicz.

    ResponderExcluir