sábado, 19 de maio de 2012

interessante video sobre o interior de uma célula eucariótica                                                                           http://www.youtube.com/watch?v=YWNO19zVMc4&feature=plcp                                                                   por Allan Ricardo Divardin.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ESSE TEMA É MUITO INTERESSANTE ,POIS LEVA-NOS A PENSAR SOBRE A ORIGEM DA VIDA INTERIOR. CERTAMENTE NÃO VIEMOS DO MACACO, MUITO MENOS DOS EXTRATERRESTRES.EXISTEM MUITAS TEORIAS E CONCEITOS.O SER HUMANO DEVE SUA VIDA A DEUS.

    CAROLINE MACHADO DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sua crença,que não é baseada em fatos,nem há nenhuma evidencia disso,é somente baseada na fé de algumas pessoas.E é estranho alguém que pretende ser bióloga cometer um erro desse sobre a teoria da evolução,pois ela diz que simplesmente temos um ancestral em comum com os símios,não que viemos dos macacos.E há evidencias para isso,pois aproximadamente 90% de nossos genes são semelhantes aos dos chipanzés.Isso é um blog com teor científico,e não religioso.

      Felipe Faix

      Excluir
  3. Certamente não viemos do macaco,mas cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés.mas isso é uma questão sobre evolução das especies. Afirmar que os seres vivos são ou não criação divina é uma questão pessoal e esta voltada mais para a filosofia do que para as discussões a respeito de biologia celular. Allan Ricardo DIVARDIN

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o vídeo,é como se cada célula fosse uma pequena fábrica estranha é incrível nos concedendo a vida.

    Felipe Faix

    ResponderExcluir
  5. As discussões a respeito de evolução deveriam estar em outra matéria.
    Solicito que sejam feitos comentários somente que ataquem as idéias dos colegas, mas não o colega(a pessoa).

    Gostaria de reafirmar que esse blog é para discutir temas sobre Biologia Celular apenas de caráter científico.Deixemos opiniões filosóficas, sobre crença etc para outro tipo de ambiente.
    Solicito comentários a respeito do vídeo, que é maravilhoso e mostra o funcionamento de uma célula eucarionte.

    Acho que vocês já são capazez de entender algumas coisas que se passam nesse vídeo a respeito do funcionamento da célula, como por exemplo, sobre o citoesqueleto. O vídeo mostra um modelo de célula, o leucócito, e sua interação com as células endoteliais. A partir desse contexto fisiológico, o funcionamento de organelas e demais estruturas celulares é mostrado.

    ResponderExcluir
  6. Solicito que os alunos comentem o vídeo, indicando alguns processos celulares e/ou estruturas celulares mostradas.

    ResponderExcluir
  7. No começo do video vemos a bicamada lipidica da membrana plasmática com suas proteinas, transmembranas e perifericas.

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir
  8. Ok, Francielly. Aguardo outros comentários.

    ResponderExcluir
  9. No vídeo, é mostrado também sobre:
    a formação dos filamentos de actina e despolimerização dos protofilamentos com a agregação de proteínas acessórias;
    mostra a polimerização dos microtúbulos na formação das microvilosidades e depois sua despolimerização;
    também mostra o transporte de vesículas e organelas através de proteínas motoras e da origem dos microtúbulos, o centrossomo (formado por centríolos)

    Lucia Satomi Hirooka

    ResponderExcluir
  10. Ok,Lucia, mas há erros conceituais na sua resposta: 1) protofilamentos é uma denominação usada para a estrutura dos microtúbulos; 2) os filamentos de actina é que formam as microvilosidades. 3)O centrossomo é que forma os centríolos (estruturas formadas por microtúbulos) e o arranjo de microtúbulos da célula.

    ResponderExcluir
  11. No intervalo entre o momento 4:45 até 5:40 podemos observar uma síntese de proteína ocorrendo.

    Felipe Faix

    ResponderExcluir
  12. Aguardo comentários a respeito do vídeo: que processos celulares podem ser visualizados/estruturas etc?

    ResponderExcluir
  13. Vejam a síntese de proteína no vídeo no intervalo indicado pelo Felipe.

    ResponderExcluir
  14. Aos 4:10 pode-se observar a movimentação da mitocôndria através do citoesqueleto da célula, demonstrando que as organelas não encontram-se soltas no citoplasma;

    A partir dos 6 minutos observa-se o transporte anterógrado de proteínas em vesículas através do complexo de Golgi até a membrana plasmática, com o auxílio dos microtúbulos e das proteínas motoras.

    Matheus Azambuja dos Santos

    ResponderExcluir