sábado, 28 de julho de 2012

Pressentindo a morte

  Os pesquisadores do hospital estadunidense Brigham and Women's Hospital que investigaram a chamada ansiedade fóbica, uma das formas mais frequentes de ansiedade, fizeram uma descoberta surpreendente ao concluírem que as pessoas que sofrem de fobias têm telômeros consideravelmente mais curtos.


    
     Os telômeros são estruturas específicas de proteínas que formam as extremidades dos cromossomas e têm a propriedade de proteger estes últimos e a informação genêtica durante a divisão das células. Compõem-se de seqüências curtas de nucleotídeos repetidas centenas de vezes em leveduras e vários milhares de vezes em vertebrados. Nos cromossomos humanos a seqüência é [5’ – TTAGGG – 3’], formando um segmento de DNA de aproximadamente 10kb no extremo do cromossomo. A fita complementar, rica em C, terminam um pouco antes da fita rica em G, de modo que a última forma uma fita terminal monocatenaria no extremo do cromossomo. Como a síntese de DNA avança somente na direção 5’ ® 3’ e depende da presença de um iniciador, a síntese de DNA no extremo do cromossomo é interrompida. 








    Os telômeros são considerados marcadores do envelhecimento biológico e celular. A duplicação cromossômica normal produz um encurtamento progressivo de telômeros, até que, depois de um número de divisões celulares os cromossomos se tornam instáveis e a célula morre. O encurtamento dos telômeros está relacionado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer, de doenças cardíacas, de demência e de morte prematura.
     Assim, a ansiedade fóbica está relacionada com a possibilidade de um envelhecimento acelerado. É como se o organismo tivesse medo da morte prematura e o fizesse o sentir à pessoa.

Mais sobre telômeros aqui

Postado por Felipe Faix

3 comentários:

  1. Este estudo parece contraditório a psicologia...porém cá está uma pesquisa que comprova uma problema genético... Então será possível a "cura" dessas fobias com tratamentos psicológicos?
    - Felipe Augusto B. Biscaia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem,ainda não foi comprovado nada,estão estudando qual a relação entre o encurtamento nos telômeros em pessoas que possuem ansiedade fóbica.Mas talvez esse estudo,se obter resultados positivos,venha a renovar o tratamento de problema psicológicos,de uma maneira mais eficaz e rápida.

      Felipe Faix

      Excluir
  2. Precisamos ter cuidados com afirmações vindas de alguns estudos. Transtornos psicológicos são complexos e somente aspectos genéticos não podem ser levados em consideração. Será que há realmente um pressentimento da morte ou, ao contrário, é o medo da morte que altera a fisiologia da célula? Ou melhor, nem um nem outro, ou seja, não podemos mais estabelecer relações entre mente e corpo, porque não há essa distinção? O que vocês acham?

    ResponderExcluir