O vídeo é muito interesante pois explica muito bem a síntese proteica e apresenta estruturas em 3D ajudando a quem esta assistindo imaginar as extruturas na sua conformaçao real.
Muito bom vídeo. Só precisamos corrigir algumas coisas:
a) é metionina ao invés de meteonina - aminoácido; b) as subunidades maiores e menores do ribossomo não se localizam uma sobre a outra (modelo antigo), mas paralelamente uma relação a outra. Parabéns!!! Aconselho todos a assistirem o vídeo.
As proteínas que podem ser enzimas, hormônios, pigmentos, anticorpos, realizam atividades específicas no metabolismo dos seres vivos. São produzidas sob o comando do DNA. Observe o exemplo abaixo: A pepsina faz a degradação de proteinas; A DNApolimerase faz a síntese de DNA; A Hemoglobina faz o transporte de oxigênio; A Miosina faz a Contração muscular; A Insulina faz o Controle da glicose;
O albino não produz melanina, porque o seu gene apresenta algumas diferenças em relação ao gene das pessoas normais. O gene determina o fenótipo do ser vivo, através da síntese de proteínas específicas. A informação para a síntese das proteínas está codificada no DNA; o código empregado nessa linguagem é conhecido por código genético. No código genético, cada palavra é uma seqüência de 3 bases nitrogenadas – códon – que corresponde a um aminoácido. Vários códigos podem codificar o mesmo aminoácidos (degenerado)e os mesmos aminoácidos são codificados pelos mesmos códons em todos os seres vivos (universal).
A síntese protéica ocorre em duas etapas: a tradução e a transcrição. A transcrição ocorre no núcleo das células e consiste na síntese de uma molécula de RNAm a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA. A tradução ocorre no citoplasma e consiste na leitura da mensagem do RNAm da qual resulta a produção de uma sequência de aminoácidos que, em cadeia, constitui uma proteína. Esta etapa é constituída por três fases: a iniciação, o alongamento, e a finalização.
O vídeo é muito interesante pois explica muito bem a síntese proteica e apresenta estruturas em 3D ajudando a quem esta assistindo imaginar as extruturas na sua conformaçao real.
ResponderExcluirGuilherme Dias Lopes
Muito bom vídeo. Só precisamos corrigir algumas coisas:
ResponderExcluira) é metionina ao invés de meteonina - aminoácido;
b) as subunidades maiores e menores do ribossomo não se localizam uma sobre a outra (modelo antigo), mas paralelamente uma relação a outra.
Parabéns!!!
Aconselho todos a assistirem o vídeo.
As proteínas que podem ser enzimas, hormônios, pigmentos,
ResponderExcluiranticorpos, realizam atividades específicas no metabolismo dos seres vivos. São produzidas sob o comando do DNA.
Observe o exemplo abaixo:
A pepsina faz a degradação de proteinas;
A DNApolimerase faz a síntese de DNA;
A Hemoglobina faz o transporte de oxigênio;
A Miosina faz a Contração muscular;
A Insulina faz o Controle da glicose;
O albino não produz melanina, porque o seu gene apresenta
algumas diferenças em relação ao gene das pessoas normais.
O gene determina o fenótipo do ser vivo, através da síntese de proteínas específicas.
A informação para a síntese das proteínas está codificada no DNA; o código empregado nessa linguagem é conhecido por código genético.
No código genético, cada palavra é uma seqüência de 3 bases
nitrogenadas – códon – que corresponde a um aminoácido.
Vários códigos podem codificar o mesmo aminoácidos (degenerado)e os mesmos aminoácidos são codificados pelos mesmos códons em todos os seres vivos (universal).
Fonte:http://www.fadminas.org.br/downloads/biologia/aula_08_S%C3%ADntese_de_prote%C3%ADnas.pdf
Aluna:Ana Flávia Monteiro
Façam comentários sobre o vídeo: quais são as etapas da síntese protéica e quais as estruturas envolvidas?
ResponderExcluirA síntese protéica ocorre em duas etapas: a tradução e a transcrição.
ResponderExcluirA transcrição ocorre no núcleo das células e consiste na síntese de uma molécula de RNAm a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA.
A tradução ocorre no citoplasma e consiste na leitura da mensagem do RNAm da qual resulta a produção de uma sequência de aminoácidos que, em cadeia, constitui uma proteína. Esta etapa é constituída por três fases: a iniciação, o alongamento, e a finalização.
Ana Caroline M. de Arruda.